segunda-feira, 4 de abril de 2011

A HISTÓRIA DO ROLLER DERBY

História do Roller DerbyEm 1935, o promotor de esportes Leo A. Seltzer fez uma corrida de resistência sobre patins parecida com as corridas de ciclismo, que ficaram populares durante a Grande Depressão. A competição de Seltzer contou com 25 equipes, cada uma com um patinador e uma patinadora. O objetivo era completar 57 mil voltas na pista, aproximadamente a largura dos Estados Unidos. Historiadores do esporte consideram este o primeiro Roller Derby.
Seltzer organizou essas corridas até 1937, quando o escritor esportivo Damon Runyon notou que os momentos mais excitantes eram os choques entre os patinadores. Então, a competição mudou de prova de resistência para jogo com patinadores de ataque e defesa. Os times jogavam em uma pista inclinada, com homens e mulheres alternando os tempos.
 As novas ligas de Roller Derby basearam-se na antiga reputação do esporte ser rápido e agressivo

A popularidade do Roller Derby aumentou nos anos 40 e 50. O esporte ficou conhecido por sua brutalidade e agressividade, desenvolvendo uma intensa rivalidade entre os jogadores. No começo dos anos 70, a lentidão da economia e os aumentos nos preços dos combustíveis levou a um declínio do esporte. Competições na televisão, com elementos teatrais parecidos com os da luta livre profissional, não conseguiram despertar o interesse das pessoas.

A maioria das novas ligas de Roller Derby tem apenas times femininos
O atual ressurgimento do Roller Derby começou em 2001. As novas ligas mantiveram a mesma estrutura geral do jogo, mas com times exclusivamente femininos. A seguir, vamos ver como essas ligas foram formadas e o que faz esse jogo tão popular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário