segunda-feira, 4 de abril de 2011

a partida lance por lance

O jogo é uma série de corridas entre 2 times de 5 jogadoras. Cada time tem apenas uma atacante que é a única jogadora que pode marcar pontos. Três zagueiras tentam parar a atacante do outro time ao mesmo tempo em que seu time avança. Cada time também tem uma pivô que atua como um safety car em uma corrida de carros, controlando a velocidade da equipe. A pivô também fica de olho nas atacantes, chama as jogadas e atua como uma bloqueadora. O desenho do capacete diferencia as posições, atacantes usam estrelas, pivôs usam listras e zagueiras usam capacetes brancos.


Um árbitro aponta a atacante na liderança e acompanha seu progresso pela pista



Cada corrida é chamada jam (literalmente uma situação difícil e perigosa) e dura até dois minutos. No começo da corrida as pivôs e as zagueiras ficam em formação na linha de partida. O árbitro apita e elas patinam em grupo enquanto as atacantes esperam na linha de partida. Quando o grupo está a 6 metros da linha de partida, o árbitro apita novamente e as atacantes começam a patinar.
Elas tentam alcançar o grupo, ultrapassar e sair do outro lado. Ninguém marca pontos na primeira volta, mas a atacante que passar a pivô do outro time torna-se a atacante líder. Um árbitro aponta a atacante líder e acompanha seu progresso pela pista. A atacante líder pode parar a corridaantes do final dos dois minutos colocando as mãos no quadril.
Quando a atacante líder pára a corrida ou acabam os 2 minutos, o jogo pára e os juízes calculam os pontos. Os times ganham um ponto por cada jogadora adversária ultrapassada pelas atacantes em cada volta. No geral, isso quer dizer 4 pontos por volta, um por cada jogadora adversária. Mas algumas regras, que veremos na próxima seção, podem mudar essa pontuação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário